Após a instalação do LAMP( Linux, apache, MySql e Php) no Xubuntu 12.04, vamos instalar o wordpress.
Os passos para a instalação são:
Criar uma base de dados e um utilizador, que neste caso vamos usar o phpmyadmin que instalamos no http://omeu-computador.blogspot.pt/2012/06/xubuntu-1204-lamp.html. Abrimos e phpmyadmin, selecionamos Banco de Dados, introduzimos o nome da base de dados, e clicamos em criar e assim ficamos com a base de dados criada.
Criar um utilizador é simples, para isso basta selecionar no ver privilégios do base de dados criada e selecionar o " Adicionar usuário novo " e preencher os campos, Nome do usuário,e escolher Localhost no servidor, senha e em Re-digite por novamente a senha,, no área de Banco de Dados para usuário selecionar Conceder todos os privilégios no banco de dados "[nome da base de dados]" e executar, ficando o utilizador criado.
Instalar o Wordpress, passo por fazer o download em http://pt.wordpress.org/, descompactar para o diretoria que queremos, e executar o codigo no emulador de terminal "sudo ln -s /home/utilizador/wordpress /var/www" onde o /home/utilizador/wordpress é o diretório para onde foi descompactado o wordpress.
Ir ao navegador digitar o url http://localhost/wordpress/ , o localhost e o endereço do servidor e o wordpress (utilizador neste exemplo, pode ser outro nome) é o diretoria onde foi instalado e temos a mensagem para alterar o wp-config.php.
Selecionamos Create a configuration file e vamos para o seguinte ecran.[sc6].
necessitamos de saber Nome da base de dados, Nome de utilizador da base de dados, Senha da base de dados, Servidor da base de dados e Prefixo das tabelas (se pretender ter mais do que um WordPress numa única base de dados). Existe uma chamada de atenção para o facto de poder não ser possivel fazer esta configuração automaticamente, sendo necessário proceder á criação manual do ficheiro wp-config.php. Para a configuração automática só necessitamos de preencher os campos.
Nesta situação tivemos criar o ficheiro wp-config.php no diretoria onde descompactamos o wordpress, isto pode ser feito copiando wp-config-sample.php e alterado os seguintes campos:
-"define('DB_NAME', 'database_name_here');", alteramos o database_name_here para o nome que criamos
-"define('DB_USER', 'username_here');", alteramos apenas o username_here
-"define('DB_PASSWORD', 'password_here');", alteramos o password_here.
De seguida executamos no url do navegador http://localhost/wordpress/wp-admin/install.php no qual fazemos as configurações basicas do site como, o titulo do site, nome do utilizador, senha, endereço do email e privacidade e instalar.
Wordpress instalado com sucesso.
Para se poder usar as ligações permanentes do tipo nome do artigo http://localhost/wordpress/exemplo-de-artigo/ temos que alterar um ficheiro, para isso só necessitamos de executar o comando num terminal de emulação "sudo gedit /etc/apache2/sites-enabled/000-default" depois e só trocar os AllowOverride All por AllowOverride All, como esta no exemplo .
...
DocumentRoot /var/www
<Directory />
Options FollowSymLinks
AllowOverride All
</Directory>
<Directory /var/www/>
Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
AllowOverride All
Order allow,deny
allow from all
</Directory>
....
Depois é só executar o comando na emulador de terminal "sudo /etc/init.d/apache2 restart"
Comentários
Enviar um comentário