Avançar para o conteúdo principal

Instalar Wordpress


Após a instalação do LAMP( Linux, apache, MySql e Php) no Xubuntu 12.04, vamos instalar o wordpress.

Os passos para a instalação são:

Criar uma base de dados e um utilizador, que neste caso vamos usar o phpmyadmin que instalamos no http://omeu-computador.blogspot.pt/2012/06/xubuntu-1204-lamp.html. Abrimos e phpmyadmin, selecionamos Banco de Dados, introduzimos o nome da base de dados, e clicamos em criar e assim ficamos com a base de dados criada.

Criar um utilizador é simples, para isso basta selecionar no ver privilégios do base de dados criada e selecionar o " Adicionar usuário novo " e preencher os campos, Nome do usuário,e escolher Localhost no servidor, senha e em Re-digite por novamente a senha,, no área de Banco de Dados para usuário selecionar Conceder todos os privilégios no banco de dados "[nome da base de dados]" e executar, ficando o utilizador criado.



Instalar o Wordpress, passo por fazer o download em http://pt.wordpress.org/, descompactar para o diretoria que queremos, e executar o codigo no emulador de terminal "sudo ln -s /home/utilizador/wordpress /var/www" onde o /home/utilizador/wordpress é o diretório para onde foi descompactado o wordpress.
 
Ir ao navegador digitar o url http://localhost/wordpress/ , o localhost e o endereço do servidor e o wordpress (utilizador neste exemplo, pode ser outro nome) é o diretoria onde foi instalado e temos a mensagem para alterar o wp-config.php.

Selecionamos Create a configuration file e vamos para o seguinte ecran.[sc6].
necessitamos de saber Nome da base de dados, Nome de utilizador da base de dados, Senha da base de dados, Servidor da base de dados e Prefixo das tabelas (se pretender ter mais do que um WordPress numa única base de dados). Existe uma chamada de atenção para o facto de poder não ser possivel fazer esta configuração automaticamente, sendo necessário proceder á criação manual do ficheiro wp-config.php. Para a configuração automática só necessitamos de preencher os campos.


Nesta situação tivemos criar o ficheiro wp-config.php no diretoria onde descompactamos o wordpress, isto pode ser feito copiando wp-config-sample.php e alterado os seguintes campos:
-"define('DB_NAME', 'database_name_here');", alteramos o database_name_here para o nome que criamos
-"define('DB_USER', 'username_here');", alteramos apenas o username_here
-"define('DB_PASSWORD', 'password_here');", alteramos o password_here.

De seguida executamos no url do navegador http://localhost/wordpress/wp-admin/install.php no qual fazemos as configurações basicas do site como, o titulo do site, nome do utilizador, senha, endereço do email e privacidade e instalar.


Wordpress instalado com sucesso.

Para se poder usar as ligações permanentes do tipo nome do artigo  http://localhost/wordpress/exemplo-de-artigo/ temos que alterar um ficheiro, para isso só necessitamos de executar o comando num terminal de emulação "sudo gedit /etc/apache2/sites-enabled/000-default" depois e só trocar os AllowOverride All por AllowOverride All, como esta no exemplo .
...
DocumentRoot /var/www
    <Directory />
        Options FollowSymLinks
        AllowOverride All
    </Directory>
    <Directory /var/www/>
        Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
        AllowOverride All
        Order allow,deny
        allow from all
    </Directory>
....

Depois é só executar o comando na emulador de terminal "sudo /etc/init.d/apache2 restart"

Comentários

Tambem pode ver:

Configurar 2 monitores no Linux Mint 13 / Ubuntu

A configurar de 2 monitores em Linux Mint 13 Mate (derivada de Ubuntu) é simples. Vamos usar o  Pc com boa qualidade e bom preço que tem como placa gráfica GIGABYTE AMD Radeon HD6450 com 1G DDR3, com dois monitores ligados.  O monitor HP w17e está ligado por VGA, o outro monitor um AOC 1950w. Inicialmente foi necessário instalar a drivers da AMD Catalyst, para isso é necessário ir ao Menu->Centro de controlo    E escolher Additional Drives Abre a janela e devemos de instalar a primeira opção Depois de instalar oo software da placa grafica para linux podemos verificar no Menu->Centro de controlo passam a existir duas entradas AMD Catalyst Control Center, uma das quais como Administrative, mas não se consegue sem introduzir a password de administrador. Para isso vamos a   Menu-> Terminal e introduzimos o comando    sudo amdcccle e a password Agora já temos acesso á configuração dos monitores e guardar as alterações.

Kanguru 3G Huawei E1550 no xubuntu

Configurar a uma placa 3G Kanguru Huawei E1550 , apesar de ser reconhecida, ainda é necessário configurar para funcionar no xubuntu. Nota: esta configuração funcionou com 3G Kanguru Huawei E173 na CM17(que tem como base ubuntu 11.10) http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=8&t=87302 Esta configuração foi feita num Asus eepc, e o Xubuntu 12.04 LTS "Precise Pangolin" 32bits que tem instalado, resulta de um upgrade do Xubuntu 11.10, no qual a placa funcionou sem grandes configurações, mas agora é necessário fazer alguma mais. Após introduzir a placa esperamos até que nos seja pedidos o pin, depois clicamos no icon da rede que esta no menu superior e ai escolhemos Editar ligações Agora vamos escolher a aba que tem Banda Larga Móvel e clicamos em adicionar. Esta parte é simples e intuitiva e pode ser mudada depois. Como estou a fazer este tutorial algum tempo depois vou fazer a parte das alterações em que os passos são os mesmo, mas quando selecionamos Ba
Uma ideia....